#Comemorações - O dia dos pais e o aniversário de Jaú

09/08/2017 16:34

Olá pessoal! As férias passaram voando, portanto nós, do LêNie, estamos de volta mais do que animados para compartilhar conteúdos divertidos e interessantes com vocês!

 Primeiramente, não poderíamos deixar de homenagear todos os pais que, de alguma forma, estão envolvidos à Escola NIE. Desejamos a você, que embarcou sem medos ou dúvidas nessa grande e divina aventura, um feliz dia dos pais!

 Embora mereça cada uma dentre as felicitações que recebe neste dia especial, sabemos que a maior e melhor homenagem virá com o tempo, enquanto assiste ao crescimento e evolução de seu filho. Essa é, sem comparação, a melhor recompensa da paternidade. Desfrute plenamente dessa dádiva.

  Segundamente, há mais uma congratulação nos esperando neste mês de agosto! Isso mesmo, no dia 15 comemoramos o aniversário de nosso município, que completará 164 anos. Todos nós fazemos parte da história desta cidade e, por isso, o LêNie irá lhe contar, de uma forma geral, como Jaú evoluiu.

A história de nossa cidade começa no momento em que os bandeirantes navegavam pelo rio Tietê e decidiram parar para pescar na foz de um ribeirão. Lá fisgaram um grande peixe chamado jaú e o local, desde então, ficou conhecido como Barra do Ribeirão do Jaú. Um pouco mais tarde, em 15 de agosto de 1853, alguns moradores da região decidiram organizar uma comissão para tratar da fundação do povoado. Uma comissão convocou um mutirão e procedeu a derrubada da mata e queima da mesma, abrindo primeiramente duas clareiras na mata, a primeira destinada à construção da Igreja, ou seja, o Largo da Matriz, e a segunda destinada ao Cemitério (terreno onde se encontra o Grupo Escolar Major Prado). O primeiro morador da região do Jahu foi Antonio Dutra, fugitivo da justiça de Araraquara, que acabou descobrindo a região em sua tentativa de escape, apossando-se de enorme gleba de terras à margem direita do referido rio. Em fins de 1845 a área já estava bem povoada, pois nela residiam muitos agricultores.

 Uma certa lenda conta as origens indígenas do nome Jaú (Ya-hu), que teria sido um jovem guerreiro Kaingangue. Esse rapaz teria se revoltado com uma atitude do pai, a troca de moças para selar a paz com outra tribo. Após lutar e fugir, o guerreiro foi encurralado pelo inimigo. Vendo que não tinha mais opções de escape, para que seu corpo não fosse comido e sua cabeça erguida como troféu, o jovem Kaingangue preferiu afogar-se num ribeirão, de onde ressurgiu mais tarde, transformado em peixe.

 Espero que tenham gostado de conhecer um pouco mais sobre nossa história, galerinha!

Um feliz dia dos pais e até mais!

Voltar

Contato

© 2014 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode